sábado, 10 de dezembro de 2011

Advento: espera confiante

Para a comunidade da Glória, 2011 foi um ano de muitas conquistas. Conseguimos reformar o Presbitério, a Capela do Santíssimo, a sala do MESC, da Pastoral do Dízimo e do Pároco, além da construção do auditório, de mais salas para os encontros de formação e catequese, e da cozinha industrial. Em nome da Paróquia, agradeço a toda a família dizimista, que possibilitou este grande avanço, e aos doadores anônimos, que contribuíram conforme a medida de seu coração.

Evidentemente, nós nos preocupamos também com a nossa edificação espiritual. Durante todo o ano, tivemos formações, retiros, encontros e estudos, em todas as pastorais, movimentos e serviços, que visaram o aprofundamento da nossa fé. A Paróquia vive hoje um novo momento, de grandes desafios. Após um ano refletindo sobre os caminhos para uma nova iniciação à vida cristã, que deve se refletir em toda a nossa ação pastoral, abraçamos agora as cinco urgências para a ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Até 2015, buscaremos efetivar na nossa comunidade as dimensões propostas no Documento 94 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que nos ressalta a Igreja como “casa da iniciação à vida cristã” e um “lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”. E também uma “comunidade de comunidades”, que deve conservar um “estado permanente de missão” e estar “a serviço da vida plena para todos”.

Este período de espera confiante, com o Advento, é tempo propício para refletirmos sobre a nossa caminhada, renovarmos os nossos propósitos e envidarmos forças para a construção de “uma nova terra”. O nascimento de Jesus nos anuncia que o nosso sonho de fraternidade deve compreender todos os homens e, em particular, os mais pobres. É um convite a nos olharmos como irmãos e a vivermos em comunhão.

Foi a graça de Deus que nos possibilitou realizar tantas maravilhas em 2011. E é com Ele que contamos para vencer os desafios que se apresentam para o ano vindouro. Toda a comunidade é convidada a continuar conosco essa caminhada de fé, dizendo “sim” ao projeto de Deus em nossas vidas!

Pe. Francisco de Assis Filho - Pároco

Fonte: O Mensageiro da Glória - edição novembro/dezembro