sábado, 26 de março de 2011

Regional Nordeste 1 articula reestruturação do Setor Juventude no Estado

“Unidade na diversidade”. Esta foi a bandeira defendida durante o Encontro Ampliado do Setor Juventude do Regional Nordeste 1 da CNBB (Ceará). O encontro foi realizado de 11 a 13 de março, na diocese do Crato, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos com a participação de representantes de sete dioceses do Regional (Sobral, Limoeiro do Norte, Iguatú, Crateús, Crato, Itapipoca e Fortaleza). A assessoria do encontro foi feita pela Coordenação Regional do Setor Juventude e pelo assessor do Setor Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio.

O encontro contou com a avaliação da caminhada do Setor Juventude no Regional a partir dos passos que estavam sendo dados nas dioceses.

Foi enfatizada pelos articuladores diocesanos a importância do Setor, as dificuldades em fortalecer sua articulação e as ações que estavam sendo realizadas desde a assembleia que legitimou a coordenação em nível regional, composta da seguinte forma: bispo referencial: dom José Luiz; coordenadora: Suzana (arquidiocese de Fortaleza); vice-coordenadora: Muriel (diocese do Crato); secretário: Reinaldo (diocese de Sobral); assessores: diácono Carlos (arquidiocese de Fortaleza), ir. Luciene (arquidiocese de Fortaleza) e Francisco (diocese de Sobral).

Padre Sávio conduziu o estudo sobre o Setor Juventude, apresentando seu objetivo, as principais dificuldades e os passos para se articular nas dioceses. O padre ainda falou sobre a articulação do Setor nacionalmente, a partir dos seus principais projetos.

Durante o encontro foi discutida a organização regional Setor Juventude, que surgiu a partir da necessidade de apoiar a criação e de acompanhar o Setor nas dioceses. Na oportunidade, os articuladores diocesanos também reorganizaram o Plano de Atividades do Setor Juventude no Regional, destacando os projetos de sustentabilidade, formação, missão e acompanhamento.

Fonte: CNBB
Link: http://www.cnbb.org.br/site/comissoes-episcopais/laicato/setor-juventude/6067-regional-nordeste-1-articula-reestruturacao-do-setor-juventude-no-estado-