terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Discernimento: a palavra certa no momento certo

Ao longo do dia nós temos muitas oportunidades de aprender algo que nos ajude a ser melhores; até com os erros, nossos e dos outros, devemos tirar um bom ensinamento para a nossa vida.

Aprendamos com o que é bom e com o que vai nos ajudar; as coisas que não nos edificam não precisamos levar em conta. Fiquemos atentos às ocasiões que a Divina Providência nos proporcionará no nosso caminho de formação e de maturidade.

Se prestarmos atenção, Jesus, nos Evangelhos, estava sempre ensinando o povo, Seus discípulos e todos que se aproximavam d’Ele. “Um dia estava Jesus ensinando” (Lc 5,17), e não perdia nenhuma oportunidade.

Muitas vezes, lemos um bom livro, vemos um bom filme, contemplamos uma cena enriquecedora, os quais devemos partilhar com os nossos irmãos. Por outro lado, devemos nos perguntar sempre antes de falar qualquer coisa: “O que vou falar vai edificar o outro? É algo necessário?” Certamente, o Espírito Santo nos ensinará a discernir o que é bom para o momento e o que não o é.

Peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a termos sempre uma palavra acertada para o momento certo.

Obrigada, Senhor!

Jesus, eu confio em Vós!