domingo, 2 de janeiro de 2011

Artigo: Como viver o Advento?

O Advento celebra a vinda de Jesus Cristo no tempo e na história dos homens, para trazer-lhes a Salvação. Portanto, é tempo de expectativa. O cristão é chamado a vivê-lo em plenitude, para receber dignamente o Senhor no momento em que virá.

O Advento é a preparação para o mistério da Encarnação, quando Deus se faz homem: é Jesus que já veio, através da Virgem Maria, a mulher do Advento. Essa é, digamos, a finalidade primeira. E a segunda é prepararmo-nos para a Parusia, que é a segunda vinda de Jesus, quando Ele virá glorioso, para nos julgar. Não um julgamento qualquer, mas um julgamento de amor, como diz Santo Agostinho: “Nós seremos julgados pelo amor”.

O Advento nos convida a uma retrospectiva, a uma revisão de nossas atitudes, a uma mudança de vida. Diante de uma sociedade profundamente marcada pelo consumismo e pelo materialismo, devemos viver uma espiritualidade da solidariedade, da justiça, da verdade, da honestidade. Devemos construir uma sociedade onde cada ser humano seja visto como irmão, como filho de Deus. Assim nós celebraremos um Natal que agrada a Deus, aonde não haja mais injustiça, miséria ou fome, mas possa existir, de fato, a fraternidade, o amor e a justiça.

Autoria: Pe. Josieldo Nascimento, Vigário Paroquial