Nenhum compromisso
Receba em seu email nossas publicações.
Nome:
E-mail:
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Pastoral do Batismo

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

A Pastoral de Iniciação à Vida Cristã

A Pastoral de Iniciação à Vida Cristã desafia nossas comunidades busca responder à situação da sociedade atual e dos fiéis. É necessário reconstruir um processo unitário, articulado e coerente de Iniciação cristã. “A catequese não deve ser ocasional, reduzida a momentos prévios aos sacramentos ou à iniciação cristã, mas sim ‘itinerário catequético permanente’. Por isto, compete a cada Igreja particular estabelecer um processo catequético orgânico e progressivo” (DAp 298).

Diante disso, as pastorais de Batismo, Crisma e Eucaristia da Paróquia Nossa Senhora da Glória, gradativamente, a partir de 2016 trabalhará uma catequese com inspiração catecumenal, onde o centro do primeiro anúncio (querigma), é a pessoa de Jesus, proclamando o Reino como uma nova e definitiva intervenção de Deus, que salva com um poder superior aquele que utilizou na criação do mundo (DNC 30), é o verdadeiro encontro com Jesus Cristo, a exemplo das primeiras comunidades.

A catequese com inspiração catecumenal é uma volta às fontes da catequese da Igreja, num tempo em que a vida cristã era vivida de maneira unificada. Ao fazer interagir a catequese com as celebrações da Palavra, as bênçãos, e oração litúrgica, a pedagogia catecumenal deverá dar a todo este tempo um rosto mais centrado no mistério da fé, com expressões litúrgicas mais coerentes com o anúncio e a vivência da fé. Esta metodologia constitui um desafio para se estabelecer itinerários ou processos de fé que conduzam a um discipulado consequente com a vida cristã onde devemos saber o porque e para que celebrar.

O que vemos na atualidade são pais que pedem o batismo para seus filhos, muitos por tradicionalismo, que optam por padrinhos, nem sempre comprometidos, e sem os requisitos exigidos para acompanharem o crescimento espiritual de seu afilhado, tornando-se um cristão não evangelizado. Simplesmente cumprem um ritual familiar, quando na verdade, o batismo nos incorpora a Cristo, fazendo-nos participante de sua morte e ressurreição.

A família, por não ter conhecimento e engajamento no mistério de Cristo, insere esse cristão batizado nos encontros de catecismo, para que ele receba a 1ª, e as vezes, a única eucaristia. Aos encontros, muitas pessoas chamam de “aula de catecismo”, os catequistas, são os “professores” e essa é a realidade de uma catequese sacramental, existente em muitas paróquias, onde depois de receberem Cristo vivo na Eucaristia, só retornam a igreja, e quando retornam, aos 14 anos, para receberam mais um sacramento: a crisma, encerrando, assim, o ciclo do ritual familiar de iniciação cristã.

Esse modelo convencional de catequese, onde as pessoas não vivenciam o verdadeiro sentido do batismo, vivendo em uma fé fragmentada, é insuficiente para promover uma personalidade cristã. Em virtude disso, o Diretório Nacional de Catequese e o Documento de Aparecida encorajam-nos a retomar o modelo das primeiras comunidades, onde eram dedicados mais tempo para instrução e uma caminhada comprometida com o amadurecimento da fé, passando por vários itinerários, através da leitura da palavra e a vivência em sua sociedade.

Por entendermos que a centralidade da pessoa de Jesus Cristo é fundamental para toda e qualquer proposta cristã de evangelização e que somente através da comum-unidade podemos ser seus fiéis discípulos e discípulas, levando sua palavra e seus ensinamentos aos mais longínquos locais, nos propomos a uma maior identidade cristã, uma fé menos devocional e mais celebrativa e mistérica, centrada na Páscoa de Cristo, uma pastoral de iniciação mais orgância e coesa, onde catequistas, catequizandos, clero, família, formem um grande grupo de cristãos mais comprometidos com a fé.

Coordenações da Pastoral de Iniciação à Vida Cristã
Paróquia Nossa Senhora da Glória
 
Fonte: Coordenações da Pastoral de Iniciação à Vida Cristã
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
  Paróquia Nossa Senhora da Glória - Arquidiocese de Fortaleza
Av. Oliveira Paiva, 905 - Cidade dos Funcionários - Fortaleza-CE - CEP 60.822-130  |  Telefone: (85) 3279-4500
www.igenio.com.br