Nenhum compromisso
Receba em seu email nossas publicações.
Nome:
E-mail:
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Pastoral da Liturgia

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Ação viva e dinâmica para celebrar o memorial da Páscoa de Jesus

Liturgia é a ação do povo de Deus, reunido em Jesus Cristo, na comunhão do Espírito Santo. É sempre uma celebração de Mistério Pascal, isto é, passagem da morte para vida, através de sinais, gestos e palavras. A Liturgia é ação de Cristo na Igreja.

O ponto culminante de uma comunidade eclesial é a celebração comunitária, onde todos expressam sua fé comum; ouvem o mesmo Senhor, Salvador e Libertador; agradecem os favores de Deus; cantam as mesmas canções. Aí todos louvam a Deus e os laços do amor fortalecidos. Cresce a fraternidade e o Povo de Deus se reanima, sobretudo nos Sacramentos, para continuar a luta pela construção do Reino.

Nenhuma atividade pastoral pode realizar-se sem referencia à Liturgia. Qualquer celebração tem sentido evangelizador e catequético. Toda ação pastoral terá como ponto de referencia a Liturgia, na qual se celebra a memória e se proclama a atualidade do projeto de Jesus Cristo. (Conf. Doc. 38 - CNBB)

A celebração litúrgica, como a obra de Cristo Sacerdote, e da Igreja que é seu Corpo, é uma ação sagrada por excelência. Sua eficácia não é igualada por nenhuma outra ação da Igreja. (Conf. SC 7)

Quando falamos de Liturgia, temos presente: a Missa ou Celebração Eucarística; celebração dos Sacramentos (Batismo, Crisma, Eucaristia, Penitência, Unção dos Enfermos, Ordenação, Matrimônio); a Celebração dos Sacramentais (bênçãos, encomendação dos mortos...); a Celebração da Palavra; a Liturgia das Horas; o Ano Litúrgico.

Todos sabemos que nenhuma atividade na comunidade funciona sem um mínimo de organização. A Liturgia não foge desta nescessidade. Para que a dimensão celebrativa funcione bem e para que haja participação de todos, faz-se necessário que alguém, uma equipe pense, planeje e prepare tudo com carinho e dedicação. É aí que entra a Pastoral da Liturgia.

 
Fonte: Pascom, com informações da Pastoral da Liturgia
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
  Paróquia Nossa Senhora da Glória - Arquidiocese de Fortaleza
Av. Oliveira Paiva, 905 - Cidade dos Funcionários - Fortaleza-CE - CEP 60.822-130  |  Telefone: (85) 3279-4500
www.igenio.com.br