Nenhum compromisso
Receba em seu email nossas publicações.
Nome:
E-mail:
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Pastoral da Comunicação

terça-feira, 7 de junho de 2011

As comunicações sociais e o anúncio na era digital

No dia 5 de junho, dia da Ascensão do Senhor, comemoramos o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, com o tema “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”. O tema foi objeto de mensagem proferida pelo papa Bento XVI, onde o Santo Padre ressalta um fenômeno característico do nosso tempo: a difusão da comunicação através da rede internet.
“Estamos perante uma ampla transformação cultural”, destaca Bento XVI. “Com este modo de difundir informações e conhecimentos, está a nascer uma nova maneira de aprender e pensar, com oportunidades inéditas de estabelecer relações e de construir comunhão”, acrescenta.

De fato, a comunicação via internet é um fenômeno característico dos tempos atuais onde a transmissão de informações é realizada de forma abrangente e o conhecimento é partilhado no âmbito de intercâmbios pessoais. Essa ferramenta tem sido utilizada mais assiduamente pelos jovens, que têm excepcional facilidade de acesso às novas tecnologias da informação. Essas novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além das fronteiras e das próprias culturas, provocando o surgimento de um novo mundo de relações sociais.
Em sua reflexão, o papa destaca o compromisso por um testemunho do Evangelho na era digital baseado na divulgação responsável da mensagem do Cristo, que deve tornar-se alimento cotidiano e não atração momentânea. “A verdade do Evangelho não é algo que possa ser objeto de consumo ou de fruição superficial, mas dom que requer uma resposta livre. Mesmo se proclamada no espaço virtual da rede, aquela sempre exige ser encarnada no mundo real e dirigida aos rostos concretos dos irmãos e irmãs com quem partilhamos a vida diária. Por isso permanecem fundamentais as relações humanas diretas na transmissão da fé!”, afirma o papa.

Bento XVI ressalta ainda que a proclamação do Evangelho requer uma forma respeitosa e discreta de comunicação, que estimula o coração e move a consciência; uma forma que recorda o estilo de Jesus ressuscitado quando se fez companheiro no caminho dos discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-35), que foram conduzidos à compreensão do mistério mediante a sua companhia, o diálogo com eles, o fazer vir ao de cima com delicadeza o que havia no coração deles.

Uma das exigências da evangelização pela Internet é que o espaço virtual não substitui o presencial, pois a vivência da fé postula vínculos afetivos e proximidade entre as pessoas. A evangelização pela Internet não é a solução, mas somente parte dela. Cabe aqui o cuidado com os processos evangelizadores através das pastorais da liturgia, catequese, juventude, grupos de oração e círculos bíblicos, dentre outros.

Portanto, a Igreja pode utilizar-se da Internet para exercitar sua catolicidade de forma nova. E nesse aspecto, cabe aos jovens um papel preponderante e decisivo por constituir-se a internet numa ferramenta característica da sua cultura. Conforme destaca o papa, a web está a contribuir para o desenvolvimento de formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual, de certeza compartilhada. “Somos chamados a anunciar, neste campo também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição”, conclama. (Pastoral da Comunicação)

.: Paróquia da Glória na Semana da Comunicação

O Setor de Comunicação da Arquidiocese de Fortaleza preparou uma programação especial para festejar o Dia Mundial da Comunicação. O 1º momento ocorreu na manhã do dia 28 de maio, um sábado, com a participação dos membros da Pastoral da Comunicação (Pascom) no Encontro com Irmã Joana Puntel, no auditório da Livraria Paulinas. Irmã Joana (que é jornalista, doutora em Comunicação, orientadora pedagógica, professora de Pós-Graduação, pesquisadora, conferencista e escritora de vários livros) abordou o tema do 45º Dia Mundial da Comunicação: “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”. A Pascom da Paróquia da Glória participou deste momento.

Com grande entusiasmo a palestrante discorreu sobre os modelos de comunicação dentro da cultura midiática e comentou sobre o complexo sistema da mídia, que envolve pessoas, instrumentos, organizações, combinações e articulações. Falou ainda sobre a criação do Dia Mundial das Comunicações, instituído em pleno Concílio Vaticano II, através do decreto “Inter Mirífica” de 1963. “O objetivo do Dia das Comunicações é refletir a comunicação como um novo modo de revelação”, destacou Irmã Joana Puntel. A cada ano o Papa escreve uma mensagem específica para este dia e se faz uma coleta especial para as comunicações.

A mensagem deste ano nos leva a refletir sobre os desafios vividos pela Igreja hoje perante a cultura midiática e a crescente conscientização a respeito da importância da comunicação.  “Neste mundo digital em que se movem as pessoas, sobretudo através das redes sociais, os jovens são os principais sujeitos”, ressaltou Irmã Joana. Segundo ela, descobrir o estilo cristão de estar na rede vai desafiar algumas lógicas da web.

O 2º momento preparado pela Arquidiocese ocorreu no dia 5 de junho, Dia da Ascensão do Senhor, com a celebração da Santa Missa na TVC, canal 5, junto com os integrantes da Pascom e parceiros no Anúncio do Evangelho. Já o 3º momento consistiu na celebração da Santa Missa, em ação de graças, com a participação de jornalistas, radialistas, publicitários, estudante de Sistemas e Mídias Digitais e comunicadores da Pascom, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no mesmo dia (5 de junho).

.: Paróquia da Glória na internet

A Paróquia Nossa Senhora da Glória também busca evangelizar através das novas mídias e tecnologias. Acompanhe:
Site: www.paroquiagloria.org.br
Boletim eletrônico: O Mensageiro Online (para receber, cadastre-se no site)
E-mails: secretaria@paroquiagloria.org.br e omensageiro@paroquiagloria.org.br
Twitter: twitter.com/paroquiagloria_
Orkut: Paróquia Nossa Senhora da Glória
Missa online: www.livestream.com/paroquiagloria (aos domingos, às 20h)
YouTube: www.youtube.com/mensageirodagloria

 
Fonte: Pascom
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
  Paróquia Nossa Senhora da Glória - Arquidiocese de Fortaleza
Av. Oliveira Paiva, 905 - Cidade dos Funcionários - Fortaleza-CE - CEP 60.822-130  |  Telefone: (85) 3279-4500
www.igenio.com.br