Nenhum compromisso
Receba em seu email nossas publicações.
Nome:
E-mail:
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comunidades

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Histórias de fé e engajamento

Vários fiéis já despertam ao chamado para a formação das novas capelas, que deverão ser construídas nas proximidades do Parque Del Sol e do Lago Jacarey. Beto Martins, morador do Parque Del Sol há quatro anos, sentiu-se lisonjeado com o convide de Pe. Francisco a se engajar nesse projeto. “Vejo isto como uma missão e estou muito feliz com a receptividade dos moradores do condomínio. A cada domingo mais gente vem se juntar a nós”, afirma Beto, que é síndico do edifício Cervantes, participa do Encontro de Casais com Cristo na Paróquia e há quatro meses foi pai. Para ele, tamanha aceitação e vontade de participar dos moradores têm uma explicação: “Era um rebanho que precisava ser tocado. Agora não tem mais desculpa para não ir à missa; é só descer e participar”, ressalta.

No terceiro domingo do mês a celebração não acontece no Parque Del Sol, mas num local muito próximo dali: a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, na Rua NS1. Maria Helena, uma das moradoras, conta que a gruta foi construída há 15 anos por um grupo de fiéis devotos a Nossa Senhora. “Havia apenas um muro no final da rua e pensamos em colocar a imagem de Nossa Senhora. Depois veio a ideia da gruta, com a finalidade de rezarmos o terço, formamos grupo de oração... Pe. Castelo apoiou e ficou muito feliz com a iniciativa. Pe. Sales, recém-ordenado na época, veio abençoar a gruta, celebrou uma missa e ficou acompanhando a gente”. Até hoje o grupo de moradores se reúnem em torno da gruta. Eles também desenvolvem um trabalho social com 50 crianças carentes no bairro Àgua Fria. “É um trabalho muito gratificante, mas que levamos com muita dificuldade”, afirma Maria Helena.

Outra gruta, localizada no Lago Jacarey, também foi construída pelo grupo de fiéis – dentre eles Vicente Carneiro, um “apaixonado por Nossa Senhora”. A gruta foi entrega à responsabilidade de D. Raimunda, também conhecida como D. Dica, falecida há cerca de três anos. “A gruta proporcionou uma integração grande entre os moradores. Agora, com a criação das capelas, será maravilhoso”, finaliza Maria Helena.

Irene Gonçalves, ministra da Sagrada Comunhão, é uma das pessoas que está à frente do movimento em torno da formação da capela no Lago Jacarey. Ela conta que a construção da gruta de Nossa Senhora no local era um desejo muito grande de D. Dica, que já rezava o terço mariano nas casas dos fiéis. “Pe. Sales celebrou a missa aqui pela primeira vez, mas não foi possível dar continuidade. Então eu convidava vários padres para celebrar conosco”, afirma. Sobre a criação da capela no Lago, Irene acredita que a iniciativa é muito importante e necessária. “Há muita gente que não vai à igreja por vários motivos, mas participam da celebração no Lago pela proximidade. Acredito que para muitos será um grande incentivo ver a capela nascer, o que vai se refletir numa participação maior. Nosso desafio agora será levar os jovens a participar”, conclui Irene.

A contadora Lucilaide Sampaio leva a família todo domingo para assistir a missa no Lago Jacarey. Para ela, a criação das capelas convida à participação. “Para o mundo em que nós vivemos hoje é preciso que aumente a participação de todos. Aos poucos vamos ajudar a construir a capela”, afirma.

A enfermeira Romi Dantas explica que ficou muito feliz quando Pe. Francisco falou sobre a criação da capela no Lago Jacarey. “Era um grande anseio do nosso grupo de oração, que reza toda terça-feira na rua da gente. Ficamos muito alegres e começamos a pedir a Deus para que esse sonho se concretize. Nós queremos ajudar e estamos à disposição para o que precisar”, comemora. (Pascom)

 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
  Paróquia Nossa Senhora da Glória - Arquidiocese de Fortaleza
Av. Oliveira Paiva, 905 - Cidade dos Funcionários - Fortaleza-CE - CEP 60.822-130  |  Telefone: (85) 3279-4500
www.igenio.com.br