Nenhum compromisso
Receba em seu email nossas publicações.
Nome:
E-mail:
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Notícias

sábado, 19 de outubro de 2019

Último dia da Semanda da Família 2019 aborda os riscos da internet na infância e juventude

 



No último dia da Semana da Família 2019 (18/10), a comunidade foi convidada a refletir sobre os riscos que o uso da internet pode causar a crianças e jovens. Conduzida pela psicóloga Érika Abreu, a palestra indicou os principais riscos e os modos como lidar com eles, com o objetivo de orientar os pais.

A psicóloga explicou que antes de adquirir habilidades úteis para o desenvolvimento, como amarrar os cadarços, as crianças aprendem a estar conectadas com o mundo virtual. Desse modo, elas podem não estar preparadas para lidar com os desafios que esse uso implica.
Como principais riscos presentes na internet, a psicóloga citou: uso excessivo da mesma, problemas de visão devido à exposição à tela, desafios e jogos perigosos, ciberbullying e riscos para a saúde mental, como depressão, ansiedade e baixa autoestima.

Apesar dos riscos, a psicóloga orienta que proibir o uso não é a melhor estratégia para lidar com a situação. A proibição por si só não gera conscientização, mas sim estratégias de fuga à regra. Para ela, a medida mais eficiente é o acompanhamento do uso que os filhos fazem da internet pelos pais. É preciso estabelecer uma relação de confiança para que os filhos compartilhem com pais o que fazem na internet e que, assim, os pais possam orientá-los.

Como fatores de proteção, Érika Abreu citou a interação familiar e social, o limite de uso da internet e a supervisão dos pais. De acordo com ela, estes fatores contribuem para que os riscos presentes na internet não se configurem em dano.


 
Fonte: Pastoral da Comunicação (Pascom)
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
  Paróquia Nossa Senhora da Glória - Arquidiocese de Fortaleza
Av. Oliveira Paiva, 905 - Cidade dos Funcionários - Fortaleza-CE - CEP 60.822-130  |  Telefone: (85) 3279-4500
www.igenio.com.br