terça-feira, 15 de outubro de 2019

“Violência doméstica” foi o primeiro tema abordado na Semana da Família 2019

Casados há oito anos, a cabo Hellen e o soldado Atanásio foram convidados a falar sobre o primeiro tema da Semana da Família 2019: “Violência Doméstica”. Juntos, eles desenvolvem um belo trabalho no Grupo de Apoio às Vítimas da Violência (GAVV) da Polícia Militar do Ceará.

Inicialmente, o casal apresentou um vídeo sobre os contextos e os perigos da violência doméstica. Durante a palestra, eles fizeram dinâmicas e interagiram com o público, deixando bem claro que o diálogo é a solução para resolver os problemas familiares (e que esse diálogo deve começar o quanto antes).

Nosso pároco, Pe. Francisco de Assis Filho, também se manifestou durante a palestra. Ele falou sobre a carência de afeto das crianças e dos jovens – muitos deles acompanhados em confissão. “Ao final da conversa, muitos pedem um abraço, o que mostra que eles não recebem isso em casa”, destacou. Pe. Francisco relatou ainda a dificuldade de relacionamento de quem sofreu na pele a violência sexual.

No final, foram feitas diversas perguntas ao casal palestrante, que teve a oportunidade de exemplificar vários casos e alertar sobre a importância de prevenir os riscos. Os avanços e os caminhos para a Lei Maria da Penha também foram abordados.

Para o casal, a ligação com Deus se reflete na convivência em família e sociedade. "Devemos ter um bom relacionamento com nós mesmos, com o próximo e com Deus", enfatizou o soldado Atanásio.

Conversando sobre depressão

Nesta terça-feira (15/10) a Semana da Família tem continuidade com a discussão de outro tema bastante relevante nos dias atuais: "Conversando sobre depressão", com o psicólogo Thiago Guimarães. A palestra terá início às 19h30, na sala 1 do Centro Pastoral.

Dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que 5,8% dos brasileiros (cerca de 12 milhões de pessoas) sofrem de depressão. É a maior taxa da América Latina e a segunda maior das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.

Estima-se que entre 20% e 25% da população teve, tem ou terá depressão, sendo essa a doença psiquiátrica com maior prevalência no Brasil.

Você é nosso convidado

Este ano, o tema geral da Semana da Família 2019, promovida pela Pastoral Familiar da Paróquia Nossa Senhora da Glória, é “A família sob as dores que ninguém vê”. Confira a programação, participe das palestras e convide seus amigos e familiares! Com isso, você certamente estará ajudando algumas pessoas que continuam acobertando as suas próprias dores.

Programação completa

• 14/10 (segunda-feira): “Violência doméstica”, com a cabo Hellen e o sargento Atanásio, ambos do Grupo de Apoio às Vítimas da Violência da Polícia Militar do Ceará;

• 15/10 (terça-feira): “Conversando sobre depressão”, com o psicólogo Thiago Guimarães;

• 16/10 (quarta-feira): “Relacionamento familiar”, com o médico José Roberto;

• 17/10 (quinta-feira): “Suicídio e o sentido da vida”, com a psicóloga Juliana Fernandes;

• 18/10 (sexta-feira): “Riscos da internet na infância e juventude”, com a psicóloga Érika Abreu.

Fonte: Pastoral da Comunicação (Pascom)