sábado, 22 de setembro de 2018

Arquidiocese de Fortaleza realiza o Simpósio Arquidiocesano no Ano Nacional do Laicato

“Pela graça de Deus sou aquilo que sou: leigo na Igreja, membro do Corpo de Cristo Jesus. Cristão no mundo sendo fermento, sol e luz”. Os versos da canção foram lembrados por Laudelino Augusto Azevedo, da Comissão do Laicato, durante sua conferência  no Simpósio Arquidiocesano do Ano Nacional do Laicato. O encontro acontece hoje e amanhã (dias 22 e 23 de setembro) no Ginásio Padre Félice do Colégio Piamarta, no Montese.

Com o tema  O Cristão Leigo na Sociedade, ele discorreu sobre o documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil,CNBB, que tem por base a atuação dos leigos e leigas na Igreja. Orientou os participantes sobre a leitura do documento  citando os itens mais importante.  Leigo na Igreja é membro do Corpo de Cristo Jesus. É sal, luz, fermento da massa. Laudelino enfatiza que a Igreja não se subdivide. “Todos juntos (clero, religiosos, religiosas, diáconos, consagrados) compomos  o Corpo de Cristo”.

Entre os itens citados, ele falou do relacionado ao serviço cristão no mundo. É missão do povo de Deus assumir o compromisso sócio-político transformador que nasce do amor apaixonado por Cristo. Quem se compromete com Jesus Cristo se compromete com o próximo. Nesse item, lembrou do acolhimento aos refugiados eu chegam ao Brasil e disse que é próprio de nós atuar na política e na sociedade por amor a Cristo. Falou também da desigualdade social no Brasil, considerado o país mais católico do mundo.

Laudelino lembrou , citando o documento da CNBB, que o desafio do cristão é viver no mundo sem ser mundo. Sem deixar se levar pelo consumismo, pelo apelo dos meios de comunicação desse mundo globalizado. Após a palestra, ele respondeu às perguntas dos participantes.

:: Confira as fotos

Fonte: Arquidiocese de Fortaleza
Link: http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br/o-cristao-leigo-na-sociedade/atualidades/noticias/arquidiocese/