05/05/2018  Festa das Mães 2018, dia 5 de maio, às 19h30
24/04/2018  Adoração ao Santíssimo, dia 24 de abril de 2018, às 20h

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Assembleia paroquial define prioridades para ação pastoral

• Dentre as ações, o novo processo de evangelização a partir da Iniciação à Vida Cristã (IVC) ganhou destaque

Com a aproximação do final do ano, um ciclo se encerra para dar início a outro. Como faz todos os anos, a Paróquia Nossa Senhora da Glória realizou, na manhã do dia 19 de novembro, a sua Assembleia Pastoral Paroquial. O objetivo foi avaliar o crescimento espiritual e doutrinal dos agentes pastorais, definir as prioridades para o próximo ano e eleger os novos membros do Conselho.

Após a acolhida e a leitura da ata da assembleia do ano anterior, o Conselho Pastoral apresentou o resultado da avaliação respondida pelos agentes pastorais. Do total, 76% afirmaram que tiveram crescimento espiritual em 2017; 48% destacaram que cresceram no conhecimento doutrinal; 77% se manifestaram favoráveis em manter a mesma coordenação de suas pastorais e 88% dos agentes reconheceram que um 2018 melhor depende de si próprio.

Na ocasião, Pe. Alex de Brito ministrou a formação “Paróquia, casa da iniciação à vida cristã”. Segundo ele, o papel de cada representante de pastoral ali presente era pensar uma estrutura de evangelização para o povo, com o objetivo de solidificar a fé. “O que está faltando para matar a sede do povo de Deus?”, questionou.

À luz do documento que trata da ação evangelizadora da Igreja no Brasil para o período 2015-2019, Pe. Alex destacou cada urgência pastoral. “O mundo anda rápido. A Palavra de Deus não muda, mas nós precisamos repensar as formas de anunciar. A Iniciação à Vida Cristã (IVC) é o novo modelo pastoral que devemos assumir”, conclamou. “Não se trata somente de renovar algumas metodologias, mas criar um novo paradigma. Precisamos formar identidade de fé. O processo da IVC incide sobre a conversão da comunidade”, explicou.

Após as discussões em grupo, as pastorais propuseram ações para o próximo ano. Dentre elas, o novo processo de evangelização a partir dos princípios da Iniciação à Vida Cristã (IVC) ganhou destaque. A Paróquia deverá, ainda, dar continuidade aos cursos bíblicos e formações sobre o Catecismo da Igreja Católica (por módulos) e às reuniões de integração entre as pastorais. A palavra que norteou todos os grupos foi “unidade”.

Conselheiros eleitos
Confira os novos membros eleitos para o Conselho Pastoral: Adriana Bringel, Manuel Oliveira, Luciana Polary, Nielson Sousa, Narcélio Barros, Laís Morais e Jacinta Braga. Eles terão mandato de dois anos (2018/2019). Ricardo Coelho, Lívia Peixoto, Marilse Oliveira e Mariani Rodrigues são os conselheiros suplentes. Há ainda conselheiros que têm um ano de mandato: Gilvanete Bezerra, Bianca Faria, Beatriz Almeida, Marcos Felinto, Sávio Sampaio, Lívia Schramm e César Borges. Os representantes das comunidades no Conselho Pastoral são: Eduardo Fonteles (comunidade Nossa Senhora de Lourdes - Parque Del Sol), Gustavo Sampaio (comunidade Lago Jacareí) e Andréa Soares (comunidade Cambeba). O presidente do Conselho é o nosso pároco, Padre Francisco, e o vice-presidente é o vigário paroquial, Padre Júlio César.

Agradecimento

Em sua fala, Pe. Francisco agradeceu aos conselheiros que estavam deixando a função e acolheu os novos, ressaltando suas responsabilidades. “A vida da Paróquia depende não só dos padres, mas também do Conselho”, ressaltou. Aos agentes pastorais como um todo, nosso pároco deixou uma mensagem especial: “A minha gratidão a cada um de vocês, pelo SIM e pela dedicação que não mede esforços para estar aqui. Obrigado de coração que Deus os abençoe”.

Fonte: Pascom