O MENSAGEIRO DA GLÓRIA | 20/06/2019

Edição Jun-Jul de 2019

E Deus escolheu Maria para trazer a Luz ao mundo...

No último dia 20 de junho celebramos Corpus Christi. Celebrar a Eucaristia é fundamental para cada um de nós, pois significa que Cristo – verdadeiro Deus e verdadeiro homem – continua vivo e presente entre nós. Ele veio ao mundo com a missão de nos ensinar a fazer a vontade do Pai, para que tenhamos vida plena, e para dar-se em sacrifício em favor da salvação da humanidade.
Para que Cristo viesse ao mundo, Deus escolheu o ventre de uma mulher. Uma dentre todas. A maternidade divina de Maria é o mais antigo dogma mariano, segundo o qual a Igreja atesta que Nossa Senhora é verdadeira Mãe de Deus, por haver concebido a Jesus Cristo por obra do Espírito Santo e por ter dado a luz ao Filho de Deus.
“Maria, Mãe da divina Luz” é o tema da festa de nossa Padroeira, Nossa Senhora da Glória, que acontecerá de 2 a 11 de agosto. É um tempo forte, de grande espiritualidade, mas também de confraternização entre irmãos que se amam. Como filhos de Deus, somos chamados a viver em comunidade, ofertando nossos dons a serviço do Reino.
A Festa da Padroeira é tempo de mostrar nossa afeição e devoção à Mãe de Deus. Uma mulher admirável, cuja maternidade foi plenamente consciente, livre e decidida. Jesus mesmo nos ensinou que mãe, para ele, era quem ouvia sua palavra e a punha em prática (Lc 8,21;11,27). Ora, Maria foi mãe e discípula, sobretudo por sua fé.
É fundamental termos a consciência de que o dogma da maternidade divina de Maria nos coloca numa atitude de serviço. Maria serve na media em que se coloca à disposição do plano de Deus (Lc 1,38). A Igreja, que tem Maria como modelo, é chamada a fazer o mesmo: ser aberta ao plano de Deus. Do mesmo modo, a exemplo de Nossa Senhora, nós devemos ser servidores de Deus e da Igreja.
Que a Mãe da Divina Luz nos fortaleça e nos ensine a sermos fiéis discípulos e missionários de Cristo, luz do mundo!