29/07/2018  Ação Social na Paróquia Nossa Senhora da Glória - 29/07/2018 das 8h às 12h
21/07/2018  Grupo Santa Teresinha promove Sessão de Cinema - 21/07/18 às 19h
03/08/2018  "Em Cristo somos todos irmãos" - Festa da Padroeira 2018 da Paróquia Nossa Senhora da Glória
O MENSAGEIRO DA GLÓRIA | 10/03/2018

Edição Jan Fev Mar de 2018

Paróquia promove formação sobre a Campanha da Fraternidade

“Pelos atos de amor para com o próximo, é possível contribuir para a diminuição
dos atos de violência”, disse o formador

-------
Pascom

“A superação da violência só será possível com a união de todos, implementando a cultura da paz”. Foi com este sentimento que a Paróquia de Nossa Senhora da Glória promoveu formação sobre a Campanha da Fraternidade 2018, no dia 6 de fevereiro. Este ano, a campanha traz, como tema, “Fraternidade e Superação da Violência” e lema “Em Cristo somos todos os irmãos” (Mt, 23,8). Ministrada pelo Pe. Alex de Brito, no auditório da Igreja, a formação reuniu paroquianos e membros das pastorais em um encontro de aprendizado e evangelização para mostrar que cada um é instrumento de paz, e que, pelos atos de amor para com o próximo, é possível contribuir para a diminuição dos atos de violência.

Segundo padre Alex, a Igreja e a sociedade estão preocupadas com a violência, que se apresenta nas mais diversas formas e esferas, inclusive a doméstica, entre diferentes etnias e classes sociais, e que a solução é uma só: Jesus. “O amor vence a violência. Jesus é amor, então, Jesus é a saída para que a violência possa acabar. Devemos procurar agir como Jesus agia e vivia, dar a outra face, se fazer próximo, mudar nossas condutas sociais. Ser contraponto a um mundo individualista, onde as pessoas buscam ‘ter’ e não ‘ser’. Precisamos prestar atenção ao que falamos e em que acreditamos”, afirmou.

A imagem escolhida para simbolizar a CF 2018 tem vários significados, explicados pelo sacerdote. “Precisamos praticar a vivência de Cristo, e o verde da imagem reflete o tempo litúrgico, a prática da vivência de Cristo, seu dia a dia e a esperança. Ao vivermos a esperança em Cristo, tudo pode ser transformado. Já o grupo de pessoas de mãos dadas reflete uma reunião em círculo. Não existe mensagem melhor do que traçar seu olhar para todos, para pessoas de todas as idades e etnias, toda essa multiplicidade existente no Brasil e na Igreja”.

No ato de lançamento da campanha da fraternidade, na quarta-feira
de cinzas, o grupo de Teatro Glori’Art apresentou esquete sobre o tema

E essa mensagem de mudança pode e deve ser perpetuada por todos os locais por onde se passa: em casa, no trabalho, nos grupos e reuniões, onde se pode reforçar o novo modelo de vida que Jesus propôs: “Uma vida mais comunitária, fraterna, sem hierarquia, todos nós como famílias. Construir algo sobre o alicerce, depois pedra sobre pedra, passo por passo, assumindo nossos pecados pessoais, perdoando com justiça e procurando fazer tudo de forma justa. Precisamos iniciar o processo de conversão dentro de nossas famílias, encontrando tempo para dialogar com os filhos. É fundamental também o diálogo entre marido e mulher”, destacou.

Pe. Alex explicou que toda a Campanha foi elaborada e pensada dentro de objetivos específicos, que passam pela conversão, valorização da família, da escola, convivência fraternal, dentre outros. E um grande passo para essa mudança, pode ser iniciada agora, na Quaresma. “Se não estivermos abertos à conversão com o outro, não teremos comunhão com Deus. Precisamos parar e refletir que vivemos correndo atrás de objetivos que não precisamos. Não valemos mais pelo que somos, mas pelo que temos, em uma sociedade de consumo. Precisamos confrontar a realidade e pensar: como superar as situações iluminados pela palavra de Deus?”.

É necessário perceber que “não somos adversários, mas irmãos, e inserir esse desejo dentro dos grupos, nas pastorais, nos encontros, e nos preocupar em partilhar a palavra de Deus”. Dentro desse processo, padre Alex informou que a Paróquia Nossa Senhora da Glória lançou o Projeto de Iniciação à Vida Cristã (IVC), iniciado com algumas ações, como o Concerto de Natal, as missas de Natal, Ano Novo e, em conjunto, serão trabalhadas diversas iniciativas e momentos celebrativos. “Percebemos que a comunidade quer qualidade, mudança na Igreja e pensamos em desenvolver a Campanha da Fraternidade e nos inserir em uma cultura de paz, mostrando que todos somos irmãos. Finalizo com um convite para esta Campanha da Fraternidade: desenvolvermos trabalhos voltados à unidade, aprendermos a oração da Campanha e a música que foi elaborada com textos bíblicos. Nós precisamos agir!”, conclamou.