Nenhum compromisso
Receba em seu email nossas publicações.
Nome:
E-mail:
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
O MENSAGEIRO DA GLÓRIA | 15/10/2016

Edição setembro/outubro de 2016

Para refletir | Misericórdia: sinal para que sejamos o “próximo” de alguém

----
PASCOM


Neste Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, que findará em 20 de novembro próximo, não poderíamos fundamentá-lo melhor, com um exemplo mais concreto, do que através do evangelho narrado por Lucas, capítulo10, versículos 25-37, que conta a parábola do bom samaritano.

Nessa passagem, Jesus nos indica quem é o nosso verdadeiro “próximo”. Sua Lei nos ensina que devemos “amar ao nosso Deus de todo o nosso coração, com toda a nossa alma, com toda a nossa força e com toda a nossa inteligência, e ao nosso próximo como a nós mesmos”.

O bom samaritano – ao contrário do sacerdote e do levita, que ignoraram a figura do “próximo” – foi o único que usou de misericórdia para com aquele homem vítima de assaltantes, porque enxergou o sinal de misericórdia naquele “próximo” até então desconhecido.

Realmente é muito profundo esse sentimento de compaixão que nos impulsiona a acolher e cuidar de alguém com tanta misericórdia, sem esperar reconhecimento. Essa atitude, que é gratuita, tem como fonte o peito dilacerado do Cristo, que ainda nos seus derradeiros suspiros de morte quis nos oferecer como sinal de identificação do nosso “próximo”.

São duas vias que nos levam a esse encontro com nosso “próximo”, pois muitas vezes poderemos ser o necessitado; em outras situações, poderemos atuar como bons samaritanos.

Assim, não percamos a oportunidade de usar de misericórdia com quem encontramos em nosso caminho, pois não sabemos em quais e nem quando necessitaremos dessa mesma misericórdia por parte do nosso “próximo”.

Portanto, encerremos esse ano dedicado à misericórdia buscando enxergar, mesmo nos rostos desfigurados e desconhecidos, a pessoa do outro que Jesus nos apresenta como sendo o nosso “próximo” – canal de acesso ao seu Reino.
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
  Paróquia Nossa Senhora da Glória - Arquidiocese de Fortaleza
Av. Oliveira Paiva, 905 - Cidade dos Funcionários - Fortaleza-CE - CEP 60.822-130  |  Telefone: (85) 3279-4500
www.igenio.com.br