O MENSAGEIRO DA GLÓRIA | 15/10/2016

Edição setembro/outubro de 2016

Pastoral da Comunicação comemora 18 anos

Pascom

“Comunicar para evangelizar” é o lema da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Glória, que acaba de completar 18 anos. Para comemorar, a equipe participou de uma missa em ação de graças na Paróquia, no dia 16 de setembro, envolvendo-se na liturgia e fazendo uma homenagem ao final da missa. No dia seguinte, 17 de setembro, foi momento de festejar e agradecer a todos os agentes pastorais, apoiadores, incentivadores, ou seja, todos os que torcem para que a Pastoral cresça e cada vez mais cumpra bem o seu papel.

A festa começou com uma homenagem à Pascom em forma de poesia. José Anildo, um dos fundadores e primeiro coordenador da Pastoral da Comunicação, fez um pronunciamento emocionado destacando a sua alegria em participar daquele momento e constatar o crescimento da Pascom. Na sequência, o grupo de teatro Glori’Art, que é vinculado à Pastoral, apresentou a peça “O Porto das Almas”, que arrancou boas risadas do público, mas também o levou a refletir sobre a vida e a morte. “O Porto das Almas é o destino certo onde todos têm que passar para prestar contas dos seus atos na terra. O que eles não sabem, é que a concorrência é muito grande entre os que tomam conta do lugar, uma disputa que chega a ser cômica para conquistar as almas, e assim conduzi-las ao seu destino final”, diz a sinopse da peça.

Com duração de 50 minutos, a peça traz, no elenco: Benedita Alves, Beatriz Lima, Carmem Marques, Hemerson Lima, Ivana Freitas, Lily Cavalcante, Liriel Alves, Matheus Lima, Moisés Furtado, Renato Gadelha, Tatiana Leite e Terciana Martins. A direção é de Ana Cristina Viana, e a adaptação do texto é do Grupo de Teatro Glori´Art.

Após a peça, os convidados puderam conferir um pouco mais da história da Pastoral através do memorial da Pascom, que trouxe jornais, revistas, figurinos, apetrechos, camisas e outros objetos que contavam a trajetória da Pastoral. Por fim, todos cantaram os parabéns pelos 18 anos da Pascom, com direito a bolo.

Histórico | A Pastoral da Comunicação começou a ser gestada na Paróquia da Glória no início dos anos 90, a partir do chamamento da Igreja. Na época, o então papa João Paulo II falava da grande necessidade de melhor anunciar o reino de Deus usando bem todos os meios disponíveis de comunicação.

Um grupo de fiéis participou de um curso de Comunicação para leigos nas Edições Paulinas e adquiriu publicações sobre comunicação e evangelização. No primeiro semestre de 1998, após encontros e desencontros em face das dificuldades inerentes aos trabalhos voluntários, o grupo elaborou um projeto e o encaminhou ao Conselho Pastoral para análise. Após a aprovação, Pe. José Alberto Castelo, incansável incentivador da Pascom, foi o referencial da caminhada da nova Pastoral.

Foi criado o jornal “O Mensageiro da Glória”, que em agosto de 1998 publicou sua primeira edição. Em setembro de 1998 nascia o grupo de teatro Glori'Art e, logo em seguida, o coral Vozes da Glória, já extinto.

Inicialmente com quatro páginas, o jornal Mensageiro cresceu e hoje contém doze páginas, sendo publicado a cada dois meses. No percurso, a equipe foi aprimorando o jornal e dando mais visibilidade às ações voltadas à comunidade, com reportagens, testemunhos e entrevistas. Em sua trajetória, o Glori’Art conquistou algumas premiações em Festivais de Teatro em Fortaleza, fruto de um constante aprimoramento.

Em 2008, a Pascom lançou o novo site da Paróquia, com ferramentas que facilitaram o acesso dos paroquianos aos serviços da Igreja. Em fevereiro de 2011, uma nova versão do site foi lançada, com link direto para as novas mídias, dentre outras novidades. Atualmente, as principais mídias sociais utilizadas pela Paróquia são o Facebook, o Twitter e o YouTube.

Homenagem | Confira a homenagem à Pascom, em versos:

Nós somos mensageiros
De uma mensagem bendita
Pra nossa ação pastoral
Ficar cada vez mais bonita

E com a arte do teatro
Lançamos reflexão
E com isso certamente
Tocamos seu coração

E transpondo todo dia
Os muros paroquiais
Lançamos nossos informes