O MENSAGEIRO DA GLÓRIA | 15/10/2016

Edição setembro/outubro de 2016

Sustentabilidade: Paróquia dá exemplo de cuidado com a nossa casa comum

Preocupados com o meio ambiente, agentes pastorais e paroquianos recolheram e separaram todo o lixo reciclável da Festa da Padroeira
Julinha Alves Lima

Durante a Festa da Padroeira deste ano, com a participação de paroquianos, foi feita a coleta seletiva de todo o lixo produzido nos festejos. Vale destacar a participação dos crismandos, fazendo a coleta do material das mesas (copos, pratinhos, colheres, garfos, latas de refrigerantes, guardanapos, caixas de suco e garrafas pet), procedendo de imediato com a separação, uma vez que somente as latas de refrigerantes, caixas de suco e garrafas pet de água e refrigerante são recicláveis.

Na cozinha, foram separados, para a reciclagem, embalagens de alimentos como: vidros, caixas de papelão, sacos de papel, plásticos, latas de milho e ervilha, caixas de leite, leite condensado e creme de leite. Todo material que continha resíduos de alimentos foram limpos, lavados e secos, o que é uma solicitação dos recicladores, pois evita a proliferação de ratos, baratas e outros insetos. Destacamos que para a lavagem deste material foi reaproveitada água usada por máquina de lavar roupa em 80% do material.

Todo o lixo reciclável, num total de 68,08 kg, foi entregue, em duas etapas, no posto de coleta São Luís Ponto Fixo.

O material coletado ficou assim distribuído:

ESPECIFICAÇÃO

22,15

45,93

68,08

Como o material entregue no posto, que é conveniado à Coelce, pode ser usado para abater no valor da conta da luz, ele foi registrado em favor da conta de nº 781760-6, de Raimundo Deusdete Xavier, morador da margem do rio Cocó, próximo ao Castelão, que se encontra doente e impossibilitado de trabalhar. O abatimento será no valor total de R$ 11,95.
O lixo orgânico foi encaminhado para a coleta sistemática sob responsabilidade da prefeitura.

Ressaltamos que pequenas atitudes podem fazer toda a diferença para o futuro do planeta, nossa Casa Comum. Que tal iniciar a coleta seletiva na sua casa ou condomínio? Reciclar, reaproveitar e economizar, ou seja, consumir de forma consciente, é um desafio urgente que se apresenta a cada um de nós.