O MENSAGEIRO DA GLÓRIA | 15/10/2016

Edição setembro/outubro de 2016

Editorial: A missão da Igreja

Pe. Francisco de Assis Filho, pároco

Em setembro, refletimos sobre a importância de conhecer e vivenciar a Palavra de Deus. É a escuta diária da Palavra que fortalece a nossa fé e firma os passos na caminhada. A Bíblia é, pois, o principal livro de cabeceira do cristão. Não podemos desperdiçar esse grande presente, alimento para a nossa alma. Ninguém duvide de que é possível viver o Evangelho, de que é fundamental dobrar os joelhos (e o orgulho) e abrir o coração para fazer a vontade de Deus em nossas vidas.

Ao conhecermos mais profundamente a Bíblia, percebemos que a missão está ligada à história da salvação, ao desejo de Deus de que todos sejam salvos. Por isso, a missão está relacionada ao envio: "Ide, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei" (Mt 28,19-20). Assim, o principal motivo da missão é obedecer ao chamado de Jesus. A evangelização é a missão essencial da Igreja.

Neste mês missionário, lembremos que cada um de nós, como batizado, é protagonista da missão. É preciso, pois, proclamar de forma corajosa a necessidade de libertação das pessoas, fazendo a opção pelos mais pobres. Uma Igreja missionária é aquela que anuncia a cada ser humano que ele é filho de Deus em Cristo. E não há no mundo maior alegria do que se reconhecer filho de Deus e abandonar-se nos braços do Pai.

Neste Santo Ano da Misericórdia, que em breve será encerrado, oremos para que possamos conhecer e experimentar a misericórdia de Deus em nossas vidas, sem nunca esquecer de usar da mesma misericórdia para com nossos irmãos. Pois da mesma forma que julgarmos, seremos julgados (cf. Mateus 7,2).