Nenhum compromisso
Receba em seu email nossas publicações.
Nome:
E-mail:
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
O MENSAGEIRO DA GLÓRIA | 15/10/2016

Edição setembro/outubro de 2016

Como Igreja missionária, somos anunciadores da Misericórdia

Iniciamos o mês de outubro homenageando santa Teresinha do Menino Jesus, virgem, doutora da Igreja e padroeira das missões. Abraçando um modelo interior de inocência de uma eterna criança, Teresa fez-se grande aos olhos de Deus na condução de sua Igreja, tendo como via a doação de sua vida ao serviço do Reino.

Editorial: A missão da Igreja

Em setembro, refletimos sobre a importância de conhecer e vivenciar a Palavra de Deus. É a escuta diária da Palavra que fortalece a nossa fé e firma os passos na caminhada. A Bíblia é, pois, o principal livro de cabeceira do cristão. Não podemos desperdiçar esse grande presente, alimento para a nossa alma. Ninguém duvide de que é possível viver o Evangelho, de que é fundamental dobrar os joelhos (e o orgulho) e abrir o coração para fazer a vontade de Deus em nossas vidas.

Semana da Família repercute o tema misericórdia segundo o Catecismo da Igreja

Por iniciativa da Pastoral Familiar, a Paróquia Nossa Senhora da Glória recebeu a Semana da Família entre os dias 4 e 7 de outubro. O tema “Misericórdia na Família - Dom e Missão” foi analisado à luz do Catecismo da Igreja e das Sagradas Escrituras. Compuseram a programação de palestras o Padre Emílio César Cabral, pároco da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Messejana; Danilo Cirino, da Comunidade Filhos da Misericórdia; Gildásio Neto, discípulo da Comunidade Face de Cristo; e o casal Cláudio Régis e Raquel, da Pastoral Familiar da Arquidiocese de Fortaleza. O Sextão do Encontro de Jovens com Cristo (EJC) integrou a programação de encerramento.

Festa do Cristo Rei encerra o Ano Santo da Misericórdia

Proclamado pelo Papa Francisco, o Ano Santo da Misericórdia termina na Festa do Cristo Rei,  último dia do ano litúrgico da Igreja Católica.  A 20 de novembro, “ao fechar a Porta Santa, animar-nos-ão, antes de tudo, sentimentos de gratidão para a Santíssima Trindade por nos ter concedido esse tempo de graça. Confiaremos a vida da Igreja, a humanidade inteira e o universo imenso à realeza de Cristo”, afirma o Papa na Carta de Proclamação, intitulada O Rosto da Misericórdia.

ECC realiza o 36º Encontro de Casais com Cristo

Nos dias 23,24 e 25 de setembro, nossa Paróquia realizou o 36 º Encontro de Casais com Cristo (ECC). Na ocasião, 40 casais vivenciaram esse momento de espiritualidade e maior proximidade com Deus. O ECC tem como missão despertar, formar e enviar casais para atuarem nas diversas pastorais como "sal da terra e Luz do mundo".

Paróquia realiza III Encontrão Vocacional

No domingo, 16 de outubro, das 16h às 19h, no salão paroquial, a Pastoral Vocacional da Paróquia Nossa Senhora da Glória realizará o III Encontrão Vocacional, com o tema "Na misericórdia de Deus somos chamados à vivência do amor". O objetivo é oferecer aos jovens uma visão sobre as diversas vocações que estão presentes na Igreja, desde a vocação sacerdotal e religiosa até a vocação ao matrimônio e vida leiga.

Palavra de Vida: “Tudo é vosso, mas vós sois de Cristo e Cristo é de Deus” (1Cor 3,22-23)

Estamos na comunidade dos cristãos de Corinto, muito viva, cheia de iniciativas, animada internamente por grupos ligados a diversos líderes carismáticos. Daí também a existência de tensões entre pessoas e grupos, divisões, culto de personalidade, vontade de aparecer. Paulo intervém com decisão, lembrando a todos que, em meio à riqueza e variedade de dons e lideranças da comunidade, algo de muito mais profundo liga seus membros em unidade: o fato de pertencerem a Deus.

Sustentabilidade: Paróquia dá exemplo de cuidado com a nossa casa comum

Durante a Festa da Padroeira deste ano, com a participação de paroquianos, foi feita a coleta seletiva de todo o lixo produzido nos festejos. Vale destacar a participação dos crismandos, fazendo a coleta do material das mesas (copos, pratinhos, colheres, garfos, latas de refrigerantes, guardanapos, caixas de suco e garrafas pet), procedendo de imediato com a separação, uma vez que somente as latas de refrigerantes, caixas de suco e garrafas pet de água e refrigerante são recicláveis.

Pastoral do Dízimo realiza ações de evangelização

A Paróquia Nossa Senhora da Glória, através da Pastoral do Dízimo, realizou nos meses de julho e agosto algumas ações para a evangelização da comunidade paroquial no sentido de despertar e sensibilizar para a importância da partilha (dízimo) para que as obras de Deus aconteçam nas comunidades.

Testemunho: Por intercessão de Nossa Senhora Aparecida, a graça de um filho

Quando eu e Enio casamos, em 2004, na capela de Nossa Senhora Aparecida, no Jardim das Oliveiras, já sabíamos que eu tinha útero miomatoso (uma quantidade incontável de miomas) e desde então passei por várias cirurgias para retirada do máximo de miomas possíveis para que um dia pudesse engravidar.

Pastoral da Comunicação comemora 18 anos

“Comunicar para evangelizar” é o lema da Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Glória, que acaba de completar 18 anos. Para comemorar, a equipe participou de uma missa em ação de graças na Paróquia, no dia 16 de setembro, envolvendo-se na liturgia e fazendo uma homenagem ao final da missa. No dia seguinte, 17 de setembro, foi momento de festejar e agradecer a todos os agentes pastorais, apoiadores, incentivadores, ou seja, todos os que torcem para que a Pastoral cresça e cada vez mais cumpra bem o seu papel.

Entrevista: “O novo desafio da Igreja é ajudar as pessoas a descobrirem Jesus utilizando as novas formas de comunicação”

A Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Glória acaba de completar 18 anos. Desde a criação da Pascom, o jornal O Mensageiro da Glória obteve um papel de destaque, pela sua longevidade e forte conteúdo evangelizador. Para falar um pouco do periódico, convidamos a atual coordenadora da Pastoral, Patrícia Guabiraba.

“Tornar pastoral a misericórdia” recomenda o Papa a bispos recém-nomeados

O Curso Anual de Formação para Novos Bispos, realizado em Roma, aconteceu em setembro, junto à Congregação para as Igrejas Orientais e a Congregação para os Bispos. O Papa Francisco falou aos “pescados do Coração de Deus, com a isca da misericórdia surpreendente”. Durante o discurso, destacou a necessidade de formação e informação das estruturas pastorais das Igrejas.

Para refletir | Misericórdia: sinal para que sejamos o “próximo” de alguém

Neste Ano Santo da Misericórdia, proclamado pelo Papa Francisco, que findará em 20 de novembro próximo, não poderíamos fundamentá-lo melhor, com um exemplo mais concreto, do que através do evangelho narrado por Lucas, capítulo10, versículos 25-37, que conta a parábola do bom samaritano.

Colunas

Calendário Litúrgico
Calendário Paroquial
Curtas
Expediente
Opinião
Santo do Mês

Versão em PDF

Edições Anteriores

Clique aqui para ler outras edições do Mensageiro da Glória
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
  Paróquia Nossa Senhora da Glória - Arquidiocese de Fortaleza
Av. Oliveira Paiva, 905 - Cidade dos Funcionários - Fortaleza-CE - CEP 60.822-130  |  Telefone: (85) 3279-4500
www.igenio.com.br