Nenhum compromisso
Receba em seu email nossas publicações.
Nome:
E-mail:
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
O MENSAGEIRO DA GLÓRIA | 11/10/2014

Edição setembro/outubro de 2014

Mês missionário: Jesus nos convida à missão

A missão é parte constitutiva da identidade da Igreja, chamada pelo Senhor a evangelizar todos os povos. Sua razão de ser e agir é como fermento e como alma da sociedade, que deve renovar-se em Cristo e transformar-se em família de Deus. Por isso, a missão que se realiza deve, antes de tudo, animar a vocação missionária dos cristãos, fortalecer as raízes de sua fé e despertar sua responsabilidade para que todas as comunidades cristãs ponham-se em estado de missão permanente.

Editorial: A missão de cada um

Outubro, Mês das Missões, leva-nos a refletir de modo mais profundo sobre a nossa missão neste mundo enquanto discípulos e missionários. Missão que tem suas raízes no Evangelho e que ganha força no serviço aos irmãos, construindo a cada dia o Reino de Deus aqui na terra. Para ser missionário, é preciso abrir mão de si pelos outros. É necessário compartilhar tempo, testemunho, fé, esperança. O missionário é aquele que oferece seus dons e sua vida ao serviço dos mais necessitados, pregando o amor de Deus nos mais diferentes lugares, nas mais diversas culturas...

Comunidade da Glória celebra os 60 anos de vida do Padre Francisco

No último dia 27 de setembro, na missa das 18h30, a comunidade da Glória celebrou, com grande alegria, o dom da vida de nosso pároco, Pe. Francisco de Assis Filho, pela passagem de seus 60 anos. Após a celebração, todos foram convidados a cantar os parabéns no salão paroquial, momento em que os agentes pastorais lhe renderam uma bela homenagem.

Pergunta do mês: O que sabemos sobre os Arcanjos?

Os anjos foram dotados por Deus de inteligência perfeitíssima e, no entanto, alguns pecaram, revoltando-se contra seu Criador. Divididos em nove coros subordinados um ao outro, os anjos que se conservaram fiéis formam um exército invencível. Seu número é incalculável. Só há três anjos cujos nomes próprios as Escrituras Sagradas nos dão a conhecer: Miguel, Gabriel e Rafael, cuja festa a Igreja celebra em 29 de setembro.

Dízimo ou oferta?

Sobre o Dízimo, muitos perguntam: Quanto devo “pagar”? Como devo contribuir? É bom esclarecermos, de início, que dízimo não se paga. Com o dízimo se devolve, se consagra. Quando pensamos desta forma, até a linguagem muda de aspecto. É bom utilizarmos a linguagem da Bíblia para falar sobre o dízimo. Dízimo é comunhão e partilha, mas para chegar a isso, é necessário educar a fé. “Todos tinham tudo em comum e repartiam seus bens entre os necessitados” (At 2,44-45).

Palavra de Vida: “Acolhei-vos uns aos outros, na medida em que também Cristo vos acolheu, para glória de Deus” (Rm 15, 7)


Estas palavras constituem uma das últimas recomendações que São Paulo dirigiu, na sua carta aos cristãos de Roma. Esta comunidade, aliás, como muitas outras espalhadas pelo mundo greco-romano, era formada por fiéis provenientes em parte do paganismo e em parte do judaísmo. Portanto, com mentalidades, formação cultural e sensibilidade espiritual muito diferentes. Esta diversidade era causa de juízos, preconceitos, discriminações e intolerâncias entre eles, que não eram de maneira nenhuma segundo a aceitação recíproca que Deus gostaria que tivessem.

Música para evangelizar e tocar os corações

No último dia 13 de setembro, o Ministério Corações em Deus – ministério de música da Paróquia da Glória que serve na Celebração Eucarística das 20h do domingo –, participou do Festival de Música da Comunidade Recado pela segunda vez. Tendo ganhado o terceiro lugar na primeira participação, em 2009, com a música litúrgica “Confesso a Deus” (Ato penitencial), teve uma nova oportunidade de participar este ano, desta vez com as músicas “Vou de boa” e “Exultemos de alegria”, nas categorias autoral e litúrgica, respectivamente.

Testemunho: "Eu sei que é difícil esperar, mas Deus tem um tempo para agir e para curar. Só é preciso confiar" (Pe. Fábio de Melo)

Há certo tempo (mais do que eu gostaria que fosse) carregava comigo uma grande mágoa em relação a um amigo. Logo eu, que me orgulhava tanto de não ser uma pessoa rancorosa, e por minha raiva por alguém não durar mais que algumas horas... Eu que não entendia como as pessoas podiam sentir raiva, até ódio, umas das outras por tanto tempo. Brigas que duram anos sem nenhum dos lados cederem… É. Acho que eu nunca tinha sido realmente magoada.

Lar Sacerdotal Jesus, Maria, José é inaugurado

No último dia 22 de setembro, o Lar Sacerdotal Jesus, Maria, José iniciou sua missão acolhendo o Padre Maurício Barbosa Rêgo, de 85 anos. A inauguração foi marcada por um acolhedor café da manhã, prestigiado e abençoado pelo nosso Arcebispo, Dom José Antônio, pelos Bispos Auxiliares Dom Rosalvo e Dom Vasconcelos, por vários sacerdotes, diáconos, seminaristas, religiosas, religiosos, comunidades irmãs e pessoas de boa vontade.

Canarinhos no Ceará Católico

O Coral Canarinhos da Glória participou, em setembro, das gravações do programa Ceará Católico, da TV Ceará, que será exibido no dia 12 de outubro, domingo, às 9h, quando se comemora o Dia das Crianças e o Dia de Nossa Senhora Aparecida. Além de trazer o testemunho de uma mãe sobre a cura de uma criança, o programa aborda o mês missionário através da participação de jovens falando de sua missão. O Ceará Católico traz, ainda, Pe. Antonio Furtado falando sobre Nossa Senhora Aparecida. O Coral Canarinhos da Glória finaliza o programa com sua apresentação.

Campanha: Matriz precisa trocar ar-condicionados

A campanha em prol da troca dos aparelhos de ar-condicionado da nossa Paróquia continua. Iniciada em abril deste ano, a campanha já obteve a adesão de paroquianos, que fizeram doações espontâneas, e também o reforço com os recursos arrecadados com a Festa da Padroeira, em agosto. Trocar o sistema de ar é uma das preocupações de nosso pároco, Pe. Francisco.

Entrevista: “O chamado para a missão foi sempre muito forte para mim”

Natural do Rio Grande do Sul, Irmã Neiva Maria Pavlac pertence ao Instituto Secular das Irmãs de Maria Schoenstatt, mais conhecidas como irmãs da Mãe Rainha. Está aqui no Ceará há quatro anos a serviço da Campanha da Mãe Peregrina e do Movimento Apostólico de Schoenstatt, no Estado do Ceará e do Piauí. Filha de João Pavlak, descendente de poloneses, e de Iracema Vasconcelos, irmã Neiva é de uma família numerosa: teve oito irmãos (sete mulheres e um homem, que faleceu aos 20 anos de idade em um acidente). O Mensageiro da Glória convidou irmã Neiva a falar sobre a sua vocação e missão, tendo em vista o Mês Missionário. Confira a entrevista:

A Voz do Pastor: Papa Francisco abre o Sínodo: "Falar com clareza, ouvir com humildade"


Parresia e humildade. Abrindo a primeira congregação geral do Sínodo Extraordinário, no último dia 6, o Papa Francisco falou aos Padres sinodais sobre as atitudes justas para o exercício da "sinodalidade" para percorrer um caminho comum. Em um breve discurso, o Papa agradeceu a todos aqueles que trabalharam "com dedicação, paciência e competência", por muitos meses, nos temas e textos para a realização desta grande assembleia no Vaticano.

Para refletir: Um Sínodo sobre a Família

As últimas décadas viram renascer na Igreja a realização periódica de sínodos – assembleias de bispos de todo o mundo, presididas pelo papa. Os bispos se reúnem para tratar de assuntos ou problemas concernentes à Igreja universal. Das propostas de um sínodo nasce uma “exortação apostólica”, que passa a iluminar a ação pastoral de dioceses e fiéis. Em outubro do ano passado, o Papa Francisco convocou uma Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema: “Os desafios pastorais da família, no contexto da evangelização”.

Colunas

Calendário Litúrgico
Calendário Paroquial
Curtas
Expediente
Opinião
Santo do Mês

Versão em PDF

Edições Anteriores

Clique aqui para ler outras edições do Mensageiro da Glória
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
  Paróquia Nossa Senhora da Glória - Arquidiocese de Fortaleza
Av. Oliveira Paiva, 905 - Cidade dos Funcionários - Fortaleza-CE - CEP 60.822-130  |  Telefone: (85) 3279-4500
www.igenio.com.br