Nenhum compromisso
Receba em seu email nossas publicações.
Nome:
E-mail:
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
O MENSAGEIRO DA GLÓRIA | 26/09/2013

Edição agosto/setembro de 2013

Mês da Bíblia: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que estava perdido” (Lucas 15)

Para celebrar o mês da Bíblia, nesse Ano Litúrgico C, a Comissão Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolheu, como tema, “O Brasil na missão continental” e como lema, “Alegrai-vos comigo, encontrei o que estava perdido”. No tocante a este lema, inspirado pelo Capítulo 15 do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas, estão os versículos que incluem as três parábolas da misericórdia: a parábola da ovelha que se perde, da dracma perdida e do filho pródigo. As narrativas vem mostrar a infinita misericórdia e alegria do Pai pelo resgate do pecador que se arrepende e se converte.

Editorial: Um tempo novo

A Igreja no Brasil vive um tempo novo, após vivenciar tão fortemente a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em julho passado. As homilias e declarações do papa Francisco, durante a Jornada, causaram admiração até em pessoas que não abraçam a fé católica. Tudo porque o Santo Padre transmite a sua fé em Cristo com simplicidade e atos concretos, o que deve ser imitado por cada um de nós. Cerca de 80 jovens de nossa Paróquia participaram da JMJ, dentre eles 22 voluntários. Nesta edição, o Mensageiro conta um pouco desta história.

Festa da Padroeira: Comunidade homenageia Nossa Senhora da Glória

Com o tema “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5), aconteceu de 9 a 18 de agosto a Festa da Padroeira 2013. “Os momentos marianos que antecederam as celebrações no período mostraram que a devoção a Maria vai muito além do ritual de se rezar o terço, por exemplo. O Momento Mariano é propício para entendermos mais e melhor o papel de Nossa Senhora na vida da Igreja”. A reflexão é do padre Júlio César, um dos sacerdotes que acompanharam as liturgias e eventos durante os festejos dedicados a Nossa Senhora da Glória. O evento, anual, teve início solene com hasteamento das bandeiras do Vaticano e do Ceará e apresentação de músicas, populares e sacras, todas com uma temática: Maria.

Bandas católicas animam os fiéis

A programação social da Festa da Padroeira deste ano, ocorrida de 09 a 18 de agosto, foi pensada para reunir as famílias em um ambiente de confraternização, no qual as pessoas pudessem conversar, os jovens pudessem dançar e as crianças também tivessem um espaço para elas. A nossa comunidade é muito ativa, com muitas equipes trabalhando em atividades específicas de suas pastorais, e a festa é uma oportunidade de integração entre estas equipes, somando suas famílias.

Palavra de vida: "Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ações e de verdade!" (1Jo 3,18)

Quem escreve é João evangelista. Ele põe as suas comunidades de sobreaviso contra algumas pessoas, que com suas palavras exaltavam a fé em Jesus, mas não confirmavam com obras concretas essa fé. Pelo contrário: elas consideravam essas obras inúteis ou supérfluas, como se Jesus já tivesse completado tudo. Assim, a fé dessas pessoas era vazia e estéril, porque deixava faltar na obra de Jesus a contribuição indispensável que Ele pede a cada um de nós.

Pastoral do Batismo colabora com a missão dos pais

A Pastoral do Batismo é composta por agentes que apoiam, incentivam e colaboram com a missão dos pais como primeiros e principais educadores de seus filhos na fé, ressaltando a importância do Sacramento do Batismo. Os pais devem ficar atentos e contar com a ajuda de pessoas igualmente comprometidas com essa missão. Quer batizar o seu filho ou filha? Já escolheu os padrinhos? Então confira as dicas para fazer uma escolha certa, pois os padrinhos irão lhes ajudar na formação cristã de seu(sua) filho(a)...

A jornada dentro de cada um

“Ainda dá tempo de viver a Jornada Mundial da Juventude. Ela está dentro da Igreja, próxima de cada um de nós”. A frase é de Paulo Robson Oliveira Cordeiro, 28 anos, um dos 80 jovens da Paróquia da Glória que estiveram na JMJ, em julho, no Rio de Janeiro. Organizado pela Igreja Católica, o evento reuniu fiéis do mundo inteiro. Os números oficiais apontam que cerca de 3,7 milhões de pessoas compareceram aos atos realizados, entre as quais 60 mil voluntários. Pessoas como a estudante Letícia Santana, 18 anos, que assim como Paulo Robson, participou do grupo de 22 voluntários paroquianos na Jornada. “Foi uma experiência única, de muito amadurecimento”, avalia Letícia.

Testemunho I: JMJ - Nada dessa experiência terá valido se não acolhermos o chamado à missão

Expressar em palavras tudo que eu vivenciei na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é uma missão quase impossível, como colocar no papel um mix de sentimentos... Mas vamos lá. Para começar as batalhas foram muitas: frio, problemas com o transporte, problemas no alojamento, estresses, mais frio e muito frio. Posso dizer que tudo que passei nessa jornada foi um aprendizado, inclusive os dias de frio que passamos. Foi frio mesmo, de rachar a boca e de sangrar o nariz, mesmo a gente estando agasalhado. E quando acordamos no dia seguinte, era impossível olhar com os mesmos olhos para aquelas pessoas debaixo da ponte passando frio e fome.

Testemunho II: O Dízimo nasce no coração e cresce entre os irmãos

Mais de 25 anos se passaram, quando eu e minha esposa Djanira dissemos SIM ao convite que nos foi feito pela Paróquia Nossa Senhora da Glória para participarmos do VII Encontro de Casais com Cristo (ECC). Nossa decisão, iluminada pelo Espírito Santo, nos conduziu à Igreja de Cristo, o que nos permitiu um aprofundamento maior na fé e um melhor conhecimento e aplicação da palavra de Deus em nossas vidas.

Entrevista: Nosso desafio é fazer com que as pessoas retomem essa verdade absoluta que é Deus

Ele é um padre jovem, que chegou há cerca de dois anos na nossa Paróquia para assumir o “posto” de vigário paroquial e logo cativou a comunidade. Natural de Pacajus (distante 50 Km de Fortaleza), Padre Júlio César Pereira de Pontes tem 33 anos (nasceu em 17 de fevereiro de 1980), é filho de Luís Arruda de Pontes e Maria Edna Pereira de Sousa. É o segundo filho de quatro irmãos: Cristiano, Júlio César, Luís Filho e a caçula Cecília. Foi ordenado diácono em 21 de dezembro de 2007, e tornou-se sacerdote no dia 28 de novembro de 2008. Em um dia de domingo, após a celebração da santa missa, padre Júlio César concedeu a seguinte entrevista ao jornal O Mensageiro da Glória...

Reportagem: Missionários da solidariedade

Num mundo em que há reservas para com o altruísmo, as iniciativas dos integrantes do Grupo Missão apontam um roteiro eficiente no qual ações voluntárias equilibram fé e solidariedade. São cerca de 30 jovens imersos tanto em questões espirituais quanto em práticas beneficentes que ultrapassam os muros da Paróquia. Das primeiras ações há cerca de uma década até hoje, muita coisa mudou. A princípio, o Missão fazia visitas a instituições diversas com o intuito de levar a mensagem de Deus e proporcionar momentos de confraternização.

A Voz do Pastor: A luz de Jesus é uma luz humilde, mansa, que não se impõe

A humildade, a mansidão, o amor, a experiência da cruz são os meios pelos quais o Senhor vence o mal. Estas foram as palavras do papa Francisco ao inicio da homilia pronunciada na Missa na Capela da Casa de Santa Marta na terça-Feira 3 de Setembro. Conforme publicado pela Rádio Vaticana, o pontífice refletiu sobre a luz que Jesus trouxe ao mundo para vencer a cegueira do homem e destacou que muitas vezes essa é confundida pela luz oferecida pelo mundo.

Para refletir: Força e vitória em Jesus

Quantas vezes, em alguns momentos e situações de nossa vida, nos sentimos abalados e derrotados, chegando a perder a esperança e até mesmo a pequenina fé que achávamos possuir...
Quantas vezes, por não enxergarmos de imediato a solução e a saída para os nossos problemas, no nosso desespero chegamos ao ponto de questionar o próprio Deus... Quantas vezes nós, que éramos acostumados a consolar e aconselhar os irmãos, não encontramos em determinadas ocasiões essas mesmas atitudes para conosco...

Colunas

Calendário Litúrgico
Calendário Paroquial
Curtas
Expediente
Opinião
Santo do Mês

Versão em PDF

Edições Anteriores

Clique aqui para ler outras edições do Mensageiro da Glória
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
  Paróquia Nossa Senhora da Glória - Arquidiocese de Fortaleza
Av. Oliveira Paiva, 905 - Cidade dos Funcionários - Fortaleza-CE - CEP 60.822-130  |  Telefone: (85) 3279-4500
www.igenio.com.br