Nenhum compromisso
Receba em seu email nossas publicações.
Nome:
E-mail:
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
O MENSAGEIRO DA GLÓRIA | 20/10/2012

Edição setembro/outubro de 2012

Ano da Fé: Igreja comemora cinquenta anos do Concílio Vaticano II

Em comemoração aos cinquenta anos da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, a Igreja, através do Papa Bento XVI, decidiu proclamar um Ano da Fé, que terá início nesse onze de outubro e se encerrará no próximo ano, em 24 de novembro de 2013, por ocasião da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Nesse onze de outubro completar-se-ão vinte aos da publicação do Catecismo da Igreja Católica, texto que foi promulgado pelo Beato Papa João Paulo II. O referido documento, fruto do Concílio em questão, teve como objetivo ilustrar a todos os fiéis a força e a beleza da fé.

Editorial: Por uma fé renovada

Depois de celebrarmos com êxito a festa da nossa Padroeira, Nossa Senhora da Glória, de 03 a 12 de agosto, e realizar o trigésimo segundo Encontro de Casais com Cristo (ECC), entraremos no mês de outubro, por convocação do Papa Bento XVI, em eventos e comemorações muito significativos para a Igreja Católica, acontecimentos históricos e evangelizadores.

Formação: Somos chamados a ser verdadeiras “células vivas”

No dia 16 de setembro, um domingo pela manhã, nossa Paróquia esteve reunida através do Conselho Pastoral e das pastorais, movimentos e serviços. O encontro se dividiu em dois momentos: apresentação e discussão da última parte do Documento 94 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), denominado “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011 – 2015”, e preparação para a assembleia pastoral que ocorrerá no dia 18 de novembro.

Notícias da Juventude

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) acontecerá de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro. A participação na Jornada requer um corpo preparado para a peregrinação e um coração aberto para as maravilhas que Deus tem reservado para cada um. São catequeses, testemunhos, partilhas, exemplos de amor ao próximo e à Igreja, festivais de música e atividades culturais. Enfim, um encontro de corações que crêem, movidos pela mesma esperança de que a fraternidade na diversidade é possível...

Pergunta do mês: Deus proíbe o consumo de bebidas alcoólicas?

Depois do surgimento do Protestantismo histórico, as denominações protestantes que surgiram após, começaram a pregar que consumir bebidas alcoólicas é pecado, pois não agrada a Deus. Devemos ter sempre em mente que, na Revelação de Deus, o certo e o errado não está associado a um objeto em si, mas sim ao uso que fazemos dele.

Palavra de Vida: “...mas, quem beber da água que Eu lhe der, nunca mais terá sede” (Jo 4, 13-14)

A conversa de Jesus com a Samaritana, perto do poço de Jacob, é uma verdadeira pérola do Evangelho. Jesus fala da água como o elemento mais simples, mas que, no fundo, é o mais desejado e mais vital para quem está em contato com o deserto. Jesus não precisava dar muitas explicações para fazer compreender o que significava a água. A água da fonte serve para a nossa vida natural, ao passo que a água viva, de que Jesus fala, serve para a vida eterna.

Comportamento: 13 ideias geniais para se libertar da TV

Como se sabe, a televisão contribui para a dissolução de muitos lares em virtude da falta de diálogo que passa a existir entre os membros da família. Ao longo destes 50 anos, tornou-se verdadeiro vício de tal forma que, atualmente, não é difícil encontrarmos em toda casa um aparelho de TV para cada membro da família, para que não haja a "concorrência interna" pelos programas que passam no mesmo horário. A família torna-se, assim, prisioneira da televisão.

Crisma: Acolhida aos pais e padrinhos

Na noite do dia 05 de setembro, realizou-se no interior da Igreja a III Reunião de Pais e Padrinhos promovida pela Pastoral da Crisma. A programação foi iniciada com a acolhida dos pais e padrinhos, realizada com muita alegria e descontração pelos catequistas, seguida de um momento de música e oração perfeitamente conduzidas por Johann Vargas.

ECC: Famílias em Cristo, novas criaturas

“Família em Cristo: Novas Criaturas”. Este foi o tema do XXXII Encontro de Casais com Cristo (ECC) de nossa Paróquia, realizado nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2012. O encontro foi marcado por momentos de espiritualidade vivenciados por 42 casais, que tiveram a oportunidade de melhorar o relacionamento entre si e com Cristo. Os casais participaram de várias palestras que tiveram, como objetivo, o despertar do casal para uma convivência fraterna com outros casais e com a Igreja.

Notas: Soprando velinhas, Seminário de Pais, Erramos

Acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro o XIII Seminário de Pais de Fortaleza, com o tema "Educa teu filho, esforça-te (por instruí-lo)..." - Eclo 30,13. O evento será promovido pela Escola de Pais do Brasil - Seccional Fortaleza, com o apoio do Banco do Nordeste, no Instituto Atlântico (Av. Oliveira Paiva, 941 - Cidade dos Funcionários). As inscrições são gratuitas através dos telefones 8618.0005 e 8858.7939 e pelo e-mail escoladepaisfortaleza@hotmail.com.

Glori’Art: Novo espetáculo promete agradar a criançada

O Grupo de Teatro Glori’Art, de nossa Paróquia, convida todos a embarcarem num mundo repleto de fantasia. “Dou-lhe uma, dou-lhe duas e dou-lhe três! Vai começar... era uma vez” é o nome do novo espetáculo do grupo, que irá se apresentar no Salão Paroquial aos sábados, a partir do dia 10 de novembro, sempre às 18h (confira a programação abaixo).

Testemunho: "Receba-o de volta; ele é como se fosse meu próprio coração..." (Filemon 1, 12)

Sou Zarelle e o nome do meu esposo é Rubens. Nós temos uma filha de 21 anos e outro filho no céu. Temos 26 anos de casados, mas houve um momento em que pensei que perderia meu marido para sempre. Jesus me provou o contrário. Há dez anos atrás, precisamente em outubro de 2002, o Rubens chegou para mim e disse que não queria mais ficar em casa. Preferia curtir a vida de solteiro...

Entrevista: “Somos chamados a ser instrumentos de Deus na comunidade”

Ele já foi apelidado de “paparazzi” pelo Pe. Francisco, por sua disposição em fotografar e filmar grande parte dos eventos da Paróquia. Seu trabalho pastoral, no entanto, vai além. O conselheiro pastoral Narcélio Barros, nosso entrevistado desta edição d’O Mensageiro, nos conta um pouco de sua história e fala de sua alegria em servir Cristo e a Igreja há mais de doze anos. Confira:

A Voz do Pastor: Matrimônio é chamado a ser sujeito da nova evangelização

Dada a importância do tema, quisemos destacar de modo independente a reflexão do papa em sua homilia dia 7 de outubro, durante a missa de abertura da XIII Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos, em que ele tratou dos desafios que envolvem a família na nova evangelização.

Para refletir: Bíblia - ponto de partida para leitura e prática

No mês de setembro, a Igreja, através de sua liturgia, reverenciou a Bíblia como fundamento principal por parte de cada cristão que deseja e busca participar do Reino de Deus. Em especial nós, católicos, precisamos assumir cada vez mais o hábito de manusear as Escrituras Sagradas para conhecer a Palavra de Deus de forma profunda, praticá-la e levá-la aos que não a conhecem – ou se a conhecem, não as põem em prática.

Colunas

Calendário Litúrgico
Calendário Paroquial
Curtas
Expediente
Opinião
Santo do Mês

Versão em PDF

Edições Anteriores

Clique aqui para ler outras edições do Mensageiro da Glória
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
  Paróquia Nossa Senhora da Glória - Arquidiocese de Fortaleza
Av. Oliveira Paiva, 905 - Cidade dos Funcionários - Fortaleza-CE - CEP 60.822-130  |  Telefone: (85) 3279-4500
www.igenio.com.br