31/05/2019  Encontrão ECC - 31/05 as 20h
Receba em seu email nossas publicações.
Nome:
E-mail:
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Saiu na Imprensa

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

O Mês Missionário Extraordinário 2019

 
BRENDAN COLEMAN REDENTORISTA

O Vaticano, por meio da Congregação para a Evangelização dos Povos (CEP), e das Pontifícias Obras Missionárias (POM), acabou de lançar o Guia para o Mês Missionário Extraordinário 2019. O Papa Francisco marcou este importante evento para o mês de outubro 2019, escolhendo como tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”, por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica “Maximum Illud” do Papa Bento XV do 30 de novembro 1919 e para despertar a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral em sintonia com a solicitude pastoral do papa Bento XV em Maximum Illud e a vitalidade missionária expressada pelo Papa Francisco na Evangelii Gaudium “A ação missionária é o paradigma de toda a obra da Igreja” (EG 15).
Segundo um documento do Vaticano, da autoria do padre Fabrízio Maroni2: “As partes no Guia correspondem às dimensões espirituais indicadas pelo Papa Francisco na proclamação do Mês Missionário Extraordinário, e são: o encontro pessoal com Cristo vivo na Igreja, o testemunho dos santos e mártires da missão, formação e missão catequética caridade missionário”.
As propostas para o MME são oito em diversos níveis: Internacional, Americano, Nacional, Regional, Diocesano, e Paroquial, com Indicação Geral para o gesto concreto-outubro 2019, e propostas de temas para a novena dos padroeiros. O Grupo de Trabalho do Brasil do MME 2019 foi nomeado na 56ª. Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, realizada de 11 a 20 de abril de 2018. As propostas do grupo “foram apresentados, discutidas e aprovadas por unanimidade na reunião ordinário do Conselho Permanente da CNBB dos dias 20 a 22 de novembro de 2018”.
Num breve artigo como este resolvi-me restringir às propostas Nacionais que são: a) Lançamento do MME no CONCEP: 17-18 de setembro 2019; b) Abertura do MME, no dia 01/10/19 no Santuário Nacional de Aparecida; c) Formação e cursos missionários do Centro Cultural Missionário alinhado com a temática do MME e as contribuições da “Maximum Illud”; d) Encontro Nacional da Missão Ad Gentes: 31 de março até de 02 de abril 2019 no CCM; e) Romaria ao Santuário Nacional: 20/10/19 e vigília em Aparecida, estendida a todas Igrejas Particulares e Santuários do Brasil (19/10/19); f) Incentivar a coleta no Dia Mundial das missões; g) Promover as Pontifícias Obras Missionárias, em todos os níveis; h) Seminário de Missiologia, no CCM, 10 a 14 de junho de 2019; i) Dar maior visibilidade aos projetos missionários ad gentes e igrejas irmãs; j) Congresso Missionário Nacional de seminaristas: 11-14 de julho de 2019, promovido pelas POM em comunhão com a Comissão dos Ministérios Ordenados e a vida Consagrada e a OSIB; k) Produção de materiais missionários; l) Jornada Nacional da IAM, em maio de 2019, com a temática do MME; l) Mensagem às comunidades de vida contemplativa monástica e de clausura; m) Promover a oração pelas missões em todos os níveis; n) Assumir no DNJ 2019 a temática do MME: Batizados e Enviados; o) Entregar na 57ª. AG da CNBB, a cruz missionária e bandeira com o logo do MME para todos os Presidentes dos Regionais, bispos referenciai s da missão e diocesanos; p) Apresentar o projeto do MME numa sessão da 57ª. AG da CNBB. (Fonte: Doc. do Vaticano assinado pelo Pe. Fabrízio Marconi2, 30 de novembro de 2018).
 
Fonte: O Estado
Link: http://www.oestadoce.com.br/opiniao/o-mes-missionario-extraordinario-2019
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras
  Paróquia Nossa Senhora da Glória - Arquidiocese de Fortaleza
Av. Oliveira Paiva, 905 - Cidade dos Funcionários - Fortaleza-CE - CEP 60.822-130  |  Telefone: (85) 3279-4500
www.igenio.com.br