Saiu na Imprensa

Artigo: Evangelizar no mundo atual

Padre Reginaldo Manzotti
aimprensa@evangelizarepreciso.com.br
Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR)

“Devemos anunciar o Evangelho aos homens do nosso tempo, animados pela esperança, mas ao mesmo tempo torturados muitas vezes pelo medo e pela angústia”. Essas palavras proféticas do papa Paulo VI, ditas em 1975, refletem os anseios da atualidade.

Esse é o grande desafio: como atingir os corações hoje, quando temos milhares de possibilidades de nos comunicarmos, seja por redes sociais, internet, celulares, tablets etc? O meio mais eficaz de evangelização ainda é o nosso testemunho, como diz São Francisco de Assis: “Evangelize sempre; se necessário, use palavras”.

Porém, o anuncio do Evangelho é fundamental na evangelização, independente do meio utilizado para fazê-lo. “Eu digo a vocês, se eles se calarem, as pedras gritarão” (Lc 19, 40). O próprio Jesus utilizou tudo o que dispunha para atingir mais pessoas. Ele foi para Cafarnaum, uma cidade estratégica, que ficava na margem norte do Mar da Galileia, onde passava uma importante via, que interligava várias regiões. E por isso, sabia que iria atingir mais pessoas com a sua Boa Nova.

Assim como Jesus, devemos utilizar todas as ferramentas disponíveis para a evangelização. Atualmente, podemos nos comunicar com qualquer parte do mundo, por meio da Internet e dos outros meios de comunicação.

A globalização exige linguagem clara e direta e esse é o nosso desafio: apresentar a Palavra de Deus de uma forma cativante e autêntica. E para fazer isso, temos que fazer uma experiência com a pessoa de Jesus Cristo, assim nosso anúncio será verdadeiro.

Toda evangelização é obra de Deus, como destacou o papa Francisco: “Embora esta missão nos exija uma entrega generosa, seria um erro considerá-la como uma heroica tarefa pessoal, dado que ela é, primariamente e acima de tudo, o que possamos sondar e compreender, obra de Deus. Jesus é “o primeiro e o maior evangelizador”. Em qualquer forma de evangelização, o primado é sempre de Deus, que quis chamar-nos para cooperar com Ele e impelir-nos com a força do seu Espírito.” (EG 12).

Na realidade de hoje, evangelizar é preciso e urgente, pois as pessoas estão sedentas de Deus. Cabe a nós apresentar Jesus Cristo, Deus que se fez carne e habitou entre nós.

Fonte: O Povo - Opinião
Link: http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2016/10/10/noticiasjornalopiniao,3663246/evangelizar-no-mundo-atual.shtml