Saiu na Imprensa

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Católicos celebram Nossa Senhora Aparecida em procissão pelo Montese

O cortejo, seguido de missa campal, encerra a programação em reverência à santa padroeira do Brasil. Foram oito celebrações ao longo do dia de ontem, marcadas pela renovação da fé e por agradecimentos

O sol ia baixo, no fim da tarde de ontem, quando os fiéis seguiram a procissão pelas ruas do Montese. O ponto de partida foi a Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, na avenida Gomes de Matos, que se enfeitou de rosas para celebrar o dia da padroeira do Brasil. Em percurso de 2,5 km pelas vias do bairro, os católicos seguiram em cânticos e orações. Era tempo de pedir e agradecer as graças alcançadas pela fé.

O cortejo encerrou a programação preparada pela paróquia em reverência à santa. Ao longo do dia, foram celebradas oito missas, sendo a última campal com a presença dos fiéis que participaram na procissão. “É uma oportunidade grande de evangelizar o nosso povo. Ver a igreja lotada nos anima e nos mostra que a fé está viva”, comenta o pároco Gabriel Brilhante Holanda.

Foi essa fé que trouxe a costureira Rita Maria da Silva, 63, para a celebração. Nas mãos, ela enrolava o terço que a acompanhou durante todo o trajeto. Moradora do Montese, a costureira se viu no hábito de seguir a procissão há pelo menos 20 anos. “Venho para agradecer, porque tudo que eu peço a ela dá certo”, comenta.

Quando soube que a procissão estava perto de casa, a aposentada Fátima da Silva, 79, correu com a imagem da santa para a calçada. As pernas já não lhe permitem longas caminhadas, mas ela não quer se ver longe da festa. “Esse é meu jeito de homenagear Nossa Senhora e ainda rever meu amigos”, reforça.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) disponibilizou quatro agentes em motos e viatura. O efetivo, porém, foi insuficiente. Em muitos cruzamentos, os próprios fiéis precisavam bloquear o trânsito. A situação causou congestionamentos e riscos de acidente.

Fonte: O Povo - Cotidiano
Link: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2015/10/13/noticiasjornalcotidiano,3518172/catolicos-celebram-nossa-senhora-aparecida-em-procissao-pelo-montese.shtml