Saiu na Imprensa

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Celebração marca início de 19ª edição do Halleluya

O Festival Halleluya teve início ontem e segue até domingo no Condomínio Espiritual Uirapuru. Neste ano, o evento conta com 21 atrações musicais e espera receber 1 milhão de fiéis em cinco dias

As mãos seguem em direção ao céu. De olhos fechados, alguns encaminham preces, rezam. Mas há também quem deslize sobre as rodas do skate, circule pelos estandes, converse com aqueles que tratam como irmãos. São muitas as formas de viver o Halleluya - evento que iniciou ontem a sua 19ª edição. O festival segue até domingo, 26, no Centro Espiritual Uirapuru (Ceu).

Com 21 atrações musicais e eventos ocorrendo simultaneamente em oito espaços temáticos, a organização do festival espera reunir 1 milhão de fiéis nos cinco dias de festa. Só ontem, 100 mil pessoas eram esperadas no local.

“Muitos pensam que o Halleluya é um evento só para jovens. Não é. É um festival de artes, de boa música, que atrai pessoas de todas as idades pela fé em Deus”, comenta Allan Patrick, membro da comissão organizadora.

Ainda assim, a Comunidade Católica Shalom estima que 70% do público do festival é composto por jovens. Gente como Raeisha Marinho, de 16 anos. A estudante participa dos festejos há três anos. Foi ali que, segundo ela, a sua vida tomou novos rumos. Por meio do festival, a estudante conheceu novos amigos, engajou-se na Igreja e fortaleceu-se na fé. “Eu senti a presença de Deus. Aqui, eu percebi que Ele existe”, relembra.

Elson Pinheiro, 18, conta que teve experiência parecida. Segundo ele, o Halleluya é um espaço para se perceber na fé. Mesmo sendo evangélico, o jovem faz questão de, anualmente, ir ao festival. “Deus é um só. No meu ponto de vista, Ele abrange a todos que vêm para cá e querem ter essa experiência com Ele”, comenta.

“Eu me renovo”, afirma Cristiane Alves, 37. Com barraca montada na arena principal, ela ensina aos três filhos a crença católica entre brincadeiras de correr e outras diversões. A dona de casa é uma das seis mil pessoas voluntárias do evento. No festival, ela ajuda no aconselhamento dos fiéis, com a ajuda do marido, que também colabora com o evento. “Para nós, é muito gratificante.”, afirma.

Mobilidade e segurança

Para o Halleluya, 120 ônibus extras foram disponibilizados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Os coletivos serão distribuídos em 14 linhas que fazem a rota até o local. A partir das 15 horas, o fluxo é controlado por 80 agentes da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).

Há ainda reforço na segurança, com 45 policiais militares por turno, distribuídos em viaturas, motos e cavalos, além do apoio de 17 homens do Corpo de Bombeiros.

Festival Halleluya 2015

Hoje: Eros Biondini, Dominus, Lírios do Vale e Rosa de Saron

Amanhã: Irmã Kelly Patrícia, Davidson Silva, Adriana Arydes, Aline Brasil e padre Fábio de Melo

Sábado, 25: Naldo José, Fátima Souza, Ana Gabriela, Alto Louvor, Cosme, Missionário Shalom (gravação do DVD) e contagem regressiva para a Jornada Mundial da Juventude de Cracóvia, na Polônia