Saiu na Imprensa

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Católicos celebram Corpus Christi em procissão

Os fiéis foram até a Catedral Metropolitana de Fortaleza guiados pelo arcebispo dom José Antônio Tosi

Os passos lentos seguiam o ritmo dos cânticos e das orações. Todos foram entregues ao Santíssimo Sacramento, reverenciado ontem pelos católicos, no feriado de Corpus Christi. Em procissão pelas ruas do Centro, fiéis celebraram a data em caminho de fé e adoração. Guiados pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antônio Tosi, os católicos saíram da Paróquia de São Benedito, na avenida Imperador, rumo à Catedral Metropolitana. Antes, uma breve parada na Igreja do Carmo para a primeira bênção.

Nem a chuva, que ameaçou cair no começo da noite, desmotivou os fiéis. “Para mim, hoje não é feriado. É um dia santo”, declarou André Luiz Azevedo, 40 anos. Para ele, momentos como este servem para renovar a gratidão e o amor a Jesus Cristo.

“É uma experiência de céu”, resumiu Eveline Montenegro, 58. A aposentada, mesmo se recuperando de uma lesão na perna, resolveu acompanhar a procissão no Centro pelo quinto ano consecutivo. “Quando se sente a alegria de estar aqui, nada mais importa”, justificou.

A recepcionista Zilderly Campos, 68, sabe bem o que é isso. Há 15 anos ela acompanha a caminhada de Corpus Christi pelas ruas do Centro. A procissão, ela diz, é sinal de humildade. “Isso que a gente faz é de um significado muito grande. Eu não sou dogmática, não ando todo dia batendo os beiços (em reza), mas respeito e participo desses momentos de reflexão”, considerou.

Para a jovem Vitória Araújo, 16, seguir em caminhada com outras pessoas que partilham a mesma fé é a prova de que os preceitos católicos continuam vivos. “Deus nos chama para estarmos perto”, ensinou.

Celebração

Além da Paróquia de São Benedito e da Catedral Metropolitana, outros templos organizaram celebrações de Corpus Christi. A Paróquia do Cristo Rei, na Aldeota, ficou lotada de fiéis no fim da tarde. A igreja é conhecida pela confecção de tradicional tapete para a data. Com mais de 35 metros, as gravuras remetiam ao batismo e ao papa Francisco, entre outros motivos católicos.

A festa de Corpus Christi celebra a Eucaristia, reverência católica ao corpo e sangue de Jesus Cristo. A celebração ocorre sempre duas semanas após o Dia de Pentecostes e quatro dias após o domingo da Santíssima Trindade.

Fonte: O Povo
Link: http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2015/06/05/noticiasjornalcotidiano,3449009/catolicos-celebram-corpus-christi-em-procissao.shtml