Saiu na Imprensa

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Dia de Corpus Christi terá missas e procissão no Centro

Fiéis terminam amanhã de confeccionar tradicional tapete em homenagem à data na Paróquia do Cristo Rei

Debruçados no corredor central da Paróquia do Cristo Rei, fiéis de pastorais e movimentos católicos começaram, na manhã de ontem, a confecção do tradicional tapete para a procissão de Corpus Christi. Depois de pronto, o objeto será passagem do Santíssimo Sacramento na chegada da hóstia consagrada à igreja amanhã.

Com mais de 35 metros, o tapete terá 13 gravuras que homenageiam a eucaristia, o batismo, a Campanha da Fraternidade, o papa Francisco, entre outros elementos católicos. Segundo alguns fiéis que chegaram cedo ontem para os trabalhos, cada gravura exige entre seis e oito horas de trabalho para ficar pronta. Conforme Dion Pinheiro, da secretaria da paróquia, a tradição é comum em diversas partes do País, principalmente em Minas Gerais. Em Fortaleza, o costume chegou trazido pelo padre Eugênio Pacelli, em 2005.

Para o aposentado José Maria Passos, a tradição é importante por congregar os fiéis e aproximar a igreja da comunidade. De acordo com ele, que participou da confecção de todos os tapetes da paróquia, a melhor sensação é ver tudo pronto. “Ver o Santíssimo Sacramento passando sobre as gravuras é como se o próprio Jesus estivesse passando sobre o nosso tapete”, afirma.

Celebração

A festa de Corpus Christi celebra a eucaristia, uma reverência dos católicos ao corpo e sangue de Jesus Cristo. O padre Dácio de Araújo, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, explica que a data é móvel e ocorre sempre duas semanas após o Dia de Pentecostes e quatro dias após o domingo da Santíssima Trindade.

Amanhã, diversas paróquias da Capital terão programação especial. Na Paróquia de São Benedito, no Centro, às 16 horas, haverá celebração eucarística presidida pelo arcebispo de Fortaleza, dom José Antonio Aparecido Tosi. Às 17h30min, haverá procissão no Centro.

Programação do Dia de Corpus Christi em Fortaleza

Paróquia de São Benedito
Horários: 16h (celebração com o arcebispo) e 17h30min
(procissão com o Santíssimo Sacramento)